sábado, 17 de novembro de 2012

RESENHA: As Confissões de Laura Lucy

Nome: As Confissões de Laura Lucy
Autora: Fernanda Saads
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos
Páginas: 328
Links: Skoob
Comparando preços: por R$9,90 na Saraiva

Sinopse: Laura Lucy está à beira dos trinta e à beira de um ataque de nervos. De repente, a mulher decidida que pensava ser dá lugar a uma garota cheia de dúvidas diante de dois pretendentes bem-sucedidos, bonitos e charmosos; Sorte no amor e nos negócios é possível? Entre faturas de cartão de crédito, hambúrguer e batata-frita, amor incondicional pelo secador de cabelos e livros de autoajuda, ela tenta se equilibrar e conseguir realizar seus sonhos mais secretos.

Peguei As Confissões de Laura Lucy no escuro, ou seja: não tinha lido nenhuma resenha ou opinião sobre o livro, e acho que por isso minha experiência com a história foi tão gostosa. Foi um risco que adorei correr, e que valeu muito a pena.
O livro conta a história da personagem título, Laura Lucy, uma mulher que está prestes a chegar nos 30 anos e que se vê numa vida nada satisfatória para alguém em sua idade: está morando num apartamento minúsculo, as contas não param de acumular e a mesma se considera encalhada. O último namorado que teve foi há dois anos, e desde então sua vida se resume à compras, reprises de Friends e livros de auto-ajuda.
Prestes a receber uma promoção no trabalho, Laura acaba se interessando por dois homens ao mesmo tempo: Baruk, um dos investidores da empresa em que a mulher trabalha e Bernardo, seu chefe. Mesmo estando com um, Laura saía com o outro, mostrando-se uma mulher sem compromisso e com alguns parafusos em falta. Esse foi um dos pontos altos do livro: as loucuras que a personagem cometia sem pensar, algo típico em chick-lits e que tornou a história ainda mais engraçada. Os personagens que a rodeiam também são hilários, e conhecemos alguns personagens muito divertidos com o passar das páginas. Outro ponto positivo é o tamanho dos capítulos, que geralmente são pequenos e facilitam a leitura, já que não se tornam cansativos.
Mesmo com todas as qualidades do livro, pude perceber alguns pontos negativos, como as folhas brancas ao invés das amareladas. Isso fez com que eu tivesse que parar a leitura algumas vezes, pois cansava minha visão e eu era obrigado a fazer uma pausa. Com relação aos erros de português, achei poucos, que acabam passando despercebidos na leitura. Um ou outro me incomodaram, mas foi questão de deixar passar. A escrita de Fernanda é tão gostosa que eu não seria capaz de largar o livro pelo meu perfeccionismo em relação a detalhes.
Me apeguei a alguns personagens, dos mais duradouros aos que tiveram pequenas passagens. A autora soube criar bem cada um deles, sem torná-los exagerados ou caricatos. Eles estavam no lugar certo, e serviram para complementar ainda mais a história com mais motivos para gargalhar. Tudo no livro teve seu tempo, e não senti nada arrastado durante minha leitura.
Como um leitor assíduo de chick lits, recomendo muito As Confissões de Laura Lucy. Foi delicioso acompanhar um pouco da vida de Laura e conhecer a escrita de Fernanda, que já me conquistou pelo seu estilo rápido e leve. Além do mais, o preço é um convite para que mais leitores conheçam essa história simples e divertida, que se tornou uma das minhas favoritas no gênero em que se encontra. No fundo, tomos temos um pouco de Laura em nós mesmos, e o livro é uma bela reflexão para algumas atitudes que tomamos ou que tomaremos.

Gabe | 4/5 

4 comentários:

  1. Estou com esse livro aqui em casa, doida para ler.
    Comprei depois de ter lido DO SEU LADO, da mesma autora, e ao contrário de você, estou com muitas expectativas sobre ele...
    AMEI o outro livro da Fernanda, então provavelmente eu me apaixone por este também...rsrsrs

    Haha, verdade, o preço é um ótimo convite para conhecer o livro... Comprei o meu por 9,90...rsrsrs
    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu também adorei As Confissões de Laura Lucy! Eu fui mais ou menos no escuro: como eu tinha lido Do Seu Lado da autora, fiquei curiosa pra ler este outro livro dela, meio que pra tirar a prova hahahaha.

    Esta questão dos erros ortográficos e das páginas brancas é normal do selo Novos Talentos, eles não têm tanto capricho, infelizmente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Gabe, a Fernanda é mesmo uma diva ❤ Fiquei com vontade de te emprestar Do Seu Lado pra você se apaixonar mais pela escrita dela, mas infelizmente isso não é tão fácil.
    Já pedi de presente esse livro, tomara que minhas preses sejam atendidas haha

    Beijos
    http://enclausuradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou quase terminando o livro e estou amando! Laura Lucy é muito divertida, e escrita de Fernanda, faz com que a Leitura pareça uma conversa entre amigas. As observações de Laura são as melhores. Como o que diz sobre o cartão de crédito por exemplo: "Cartões de crédito são incríveis. Você compra e nem sente o dinheiro sair!" rsrsrs Amei!

    Bjos
    Juliene Farnez
    http://entrereaiseutopias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!