quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Intercâmbio Literário: Destino


Eu e a Lorena, do blog parceiro Enclausuradas, decidimos criar uma coluna para unir ainda mais os dois blogs, e daí veio a ideia do Intercâmbio Literário. O conceito é simples: ambos leremos o mesmo livro, mas resenharemos no blog do outro. O primeiro livro que escolhemos foi Destino, e abaixo se encontra a resenha da Lore. Caso se interesse para ler a minha, clique aqui. Não esqueça de comentar o que achou da coluna e da resenha!


Nome: Destino
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 239
Links: Skoob
Comparando preços: por R$14,90 no Submarino
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


- Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par.
Meu coração para, não acredito no que vejo. Um rosto reaparece no terminal, diante de mim.
Não é o rosto de Xander.  


Bom, primeiramente lhes digo que Destino é um livro que tem um lugar reservado no meu coração por ser a primeira distopia que li, e a primeira a gente nunca esquece.
O livro é narrado por Cássia, uma garota de 17 anos que está às vésperas do seu Banquete de Par, onde será escolhido seu Par, o cara com quem irá se casar. Tudo ocorre muito rapidamente: no telão não mostra o rosto de Par e alguns segundos de pânicos são presenciados, mas correu tudo bem, seu Par é Xander, seu melhor amigo com quem convive desde criança. Logo após a revelação do Par, são dados microcartões com informações de namoro para Cássia e Xander, mas os dois não precisam disso, eles se conhecem a  anos. Ao abrir o cartão apenas por curiosidade, Cássia se depara não com o rosto de Xander e sim com Ky Markham, um garoto que conhecia a muito tempo, mas nunca tinha se deixado prestar atenção.
Em Destino, a sociedade é toda controlada; com quantos anos você morrerá, com quem irá casar e até mesmo o que vai comer. Cássia nunca percebeu em como tudo isso era tão controlador. Para ela, tudo bem, eles tinham uma vida boa, uma família unida e nada do que reclamar. Mas tudo mudou quando Ky apareceu no cartão. A partir daí, um triângulo amoroso é formado, mesmo Cássia sendo destinada à Xander, sua mente não consegue parar de pensar em Ky. 

Mantenho meus dedos presos aos dele enquanto andamos até o centro de recreação. Talvez, se eu não soltar, isso prove que nosso destino era ser mesmo um Par. Que aquele outro rosto na tela não significa nada: que foi só um defeito temporário no microcartão.

A capa é muito reveladora, dentro da esfera há Cássia, em seu vestido verde do Banquete de Par e por fora, a esfera em si, é a Sociedade, que está a enclausurando, a prendendo. 

"Agora que descobri como voar, que direção devo seguir? Minhas asas não são brancas nem emplumadas. São verdes, feitas de seda verde que estremece ao vento e se dobra quando me mexo - primeiro num círculo, depois numa linha, finalmente numa forma que eu mesma inventei. A escuridão atrás de mim não me preocupa, nem as estrelas à frente." 
   
Destino é bom, mas eu vi várias coisas que são muito parecidas como em outros livros. Por exemplo, o triângulo amoroso entre melhor amigo e cara que a ama de verdade: Jogos Vorazes e sociedade controladora onde não se pode fazer nada e o fato de ter uma parte do lugar onde ninguém nunca foi, mas todos querem ir para fugir de todos: Feios.
Eu gosto da escrita da Ally, de como a história é narrada por Cássia. Vi-me na personagem várias vezes ao decorrer do livro e isso é algo que sempre me agrada, pois mostra como a personagem de certa forma é real, que não tem aquela coisa perfeita demais, vocês entendem como é? 
Algumas vezes o livro é bem chato, porque Cássia fica contando como funcionam as coisas no lugar que era mora ou então porque ela fica falando somente de Ky e Xander, mas isso não torna a leitura cansativa e maçante.
Destino, entre todas as distopias que li, está com certeza entre as melhores, mais do que recomendada!

Lorena | 4,5/5

5 comentários:

  1. Nossa Lore, amei tanto a resenha do Gabe quanto a sua! :)
    Eu estava muito ansiosa para ler (ainda estou, na verdade) esse livro e espero dar-lhe uma chance.
    Não canso de dizer que essa capa é linda; tem toda uma conotação que mostra como é o enredo, e como a personagem se sente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia da coluna, bem legal! Eu ainda não li Destino e não tenho muito interesse justamente pelo fato de todas essas semelhanças que falam de outras distopias, mas a capa é muito bonita.

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela resenha, ainda não li Destino... mas parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante o tema que é abordado neste livro, a questão do Livre Arbítrio é totalmente eliminada e em seu lugar predomina o poder de um grupo de pessoas auto denominados o sistema. Lembra o Jogos Vorazes no sentido de um único poder mandar na vida de tantas pessoas. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho e li o livro, achei bem legal.

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!