sábado, 15 de setembro de 2012

Quatro Contra Um: O Segredo de Esplendora - A Origem


"Quatro Contra Um" é uma coluna semanal, com o intuito de falar sobre livros de uma forma mais humorada e descontraída. 



Na noite em que Heather recebeu a primeira visita de Mills, sua vida modificou-se por completo, e seus olhos abriram-se para um mundo novo. A jovem cientista viu-se sugada por um turbilhão de acontecimentos que a fez encarar novas perspectivas e desafiar suas crenças. Enquanto tentava aprender a lidar com seu verdadeiro eu, Heather descobriu-se em outro ser, o bem humorado e antigo vampiro, Henry.






Coluna nova do blog! Não estranhem que eu, Gabe, esteja fazendo esse primeiro post. Estou escrevendo-o para que os colunistas saibam como será o esquema, e a partir do segundo post a coluna vai ser deles. Mas vamos falar do livro? 

Coluna nova, coluna nova! \o/

Quando peguei O Segredo de Esplendora para ler, confesso que não conhecia nada da história. Ainda não tinha lido nada da autora e nenhum livro da editora também. Foi uma leitura agradável, mas um ponto me chateou muito. Abaixo, vocês verão minha lista, contendo 4 motivos para ler e 1 motivo para não ler O Segredo de Esplendora. Vem comigo!
Motivo Número 1: Stefan Salvatore Henry 
Calma, não vou fanguyar pra cima do personagem (até porque ficaria estranho pro meu lado, e sim, eu acabei de inventar essa palavra). A questão é que o personagem é, sem dúvidas, o livro em si. A carga emocional é toda feita pelo vampiro, que foi transformado aos 22 anos e evita beber sangue humano. Seu amor por Heather também é muito interessante, mesmo que pareça obsessivo algumas vezes.


Motivo Número 2: Mills, o Anjo do contra
Por ser protetora de Heather, o Anjo Mills está sempre por perto, mesmo que ninguém o veja. Após as cenas de sexo, para dar uma bronca na garota, para lhe aconselhar sobre o certo e o errado, não importa. Sempre que Mills aparecia, minha felicidade aumentava e as páginas iam sendo viradas no automático. Alguém precisava tirar o monotonismo de Heather, e esse alguém foi seu Anjo.


Motivo Número 3: A amizade entre Wesley e Stuart
Mesmo que os holofotes do livro estejam no romance de Heather e Henry, Wesley e Stuart foram a maior surpresa para mim. São personagens fortes, que trouxeram agilidade à trama em momentos de calma, onde o livro começava a esfriar. É muito interessante ver que Stuart se preocupa com Wesley, e vice-versa.


Motivo Número 4: Esplendora
A cidade dos Anjos é um cenário lindo, repleto de personagens encantadores. A história de Bruxos governando um lugar de Anjos foi bem explicada, e não me deixou grandes dúvidas. As outras criaturas citadas no livro também foram muito bem criadas, como os Elfos e as Fadas. Tantos seres mitológicos num só ambiente tendem a não dar certo, mas Tatiana criou bem esse núcleo do livro. 

Ok, chegamos: aqui vai um motivo para você não ler O Segredo de Esplendora.

Motivo Número 5: Semelhanças com outras séries
Graceland é uma cidade repleta de nuvens, com um ar cinzento, e o Sol aparece pouco. Essa descrição te lembrou alguma coisa? Caso isso não tenha acontecido, vou te dar a resposta: Forks, a cidade onde Bella e Edward (Crepúsculo) vivem. Os lugares são muito parecidos, e é impossível não compará-los; Como descrito no primeiro motivo para ler o livro, Henry é um vampiro que se nega a beber sangue humano, e é nessa hora que pensamos em Stefan Salvatore, de The Vampire Diaries. Ambos são galanteadores, pensativos e se apaixonam por uma garota aparentemente humana. Ah, e as semelhanças com TVD não param em Henry: os vampiros de O Segredo de Esplendora tem as mesmas características dos vampiros de The Vampire Diaries, como poder enfeitiçar suas vítimas e morrer com uma estaca de madeira. Mesmo com uma ótima história, as vezes me senti lendo uma fanfic e não algo original.

É Vampire Diaries? É Esplendora? Não sei, mas tô de olho.

Resumo:
Apesar de não ser o livro mais original que li, recomendo O Segredo de Esplendora para todos que gostem de arriscar. Foi uma leitura gostosa, sem grandes problemas e vontades de tacar o livro pela janela. Ver uma autora brasileira se jogando em enredos internacionais é bom, ainda mais se a história é bem feita. Faltou um pouco de criatividade, é claro, mas nada que possa atrapalhar o andar da história. É certo que Tatiana Mareto sabe utilizar as palavras, e estou ansioso para ler o segundo volume da trilogia.


8 comentários:

  1. Oi Gabs!

    Adorei a coluna, muito gostosa de se ler!

    Estréia maravilhosa, viu?

    Estou bastante curiosa para ler "O Segredo de Esplendora - A Origem".

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    A ideia da coluna ficou muito legal, conseguiu fazer uma resenha tranquila, cheia de informação e sem ficar enfadonha. Continue firme com ela, pois trará muitos resultados.

    Sobre o livro: a temática não me atrai, estamos cheios de tramas com vampiros extremamente parecidos, como você bem mesmo citou. Seria legal ver uma ficção infanto-juvenil mais original, menos modista como esta que anda por aí. Um nome interessante desta nova safra de novos escritores é Eduardo Sphor, vale a pena acompanhá-lo.

    Abraços,

    Miguel

    ResponderExcluir
  3. Muito legal parabéns
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Novo Crepúsculo? rsrs gostei da estrutura do post... esperando as outras recomendações desta coluna...

    ResponderExcluir
  5. leio só coisas informativas, não gosto ler livros.

    ResponderExcluir
  6. Gabee *-* Eu amei a ideia da coluna but, não gostei muito desse livro, sorry AHUEHAE A história mais do mesmo, sabe? Parece ser só legalzinho e além do mais, minha lista de desejados está gigantesca.
    Beijinhos
    http://enclausuradas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Boa recomendação...não sabia desse ainda.... passando pra conhecer teu blog...mostra o meu pra suas amigas.
    http://makeolatras.blogspot.com.br/2012/09/beuty-fair-2012.html


    Video Youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=snH2WnWquN0&feature=player_embedded

    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  8. Não curto muittoooo o tema do livro. Essa coisa de ampiro não faz meu tipo não :( mas até que a história parece legal?!

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!