sexta-feira, 20 de julho de 2012

RESENHA: Conselho de Amiga

Nome: Conselho de Amiga
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Links: Skoob
Comparando preços: por R$21,51 no Ponto Frio.

Sinopse: Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.


Comecei a ler Conselho de Amiga com bastante curiosidade. Pesquisei um pouco sobre a autora e descobri que ela também escreveu "Não Sou Este Tipo de Garota", livro que estou querendo ler há bastante tempo. Ao descobrir isso, passei Conselho de Amiga à frente de toda minha lista de leitura. Eu precisava saber como Siobhan escrevia, mas acabei me decepcionando amargamente, com a história e com a escrita.
Como já descrito na sinopse, o livro conta a história de Ruby, uma adolescente que está completando 16 anos e que se vê numa situação bastante confusa: o pai, desaparecido desde sua infância, reaparece em sua festa de aniversário. Além disso, a garota tem que lidar com sua mãe insegura e suas amigas, que não largam do seu pé.
Em meio a tantos problemas, Ruby acaba conhecendo um garoto: o divertido Charlie, por quem se apaixona. O amor entre os dois parecia ser uma das promessas do livro, mas não deslanchou. Acabou sendo uma história feita para atrair adolescentes, já que o romance é uma ferramenta essencial para qualquer livro direcionado a esse público. 
As personagens do livro não foram bem desenvolvidas, e acabaram virando clichês da vida americana. Beth é mimada e egoísta, Katherine é a rebelde sem causa e, por fim, Maria é a garota mais rodada do colégio. Nem mesmo Ruby, a protagonista, conseguiu ser divertida ou espontânea. Suas atitudes de criança me deram nos nervos, e muitas vezes senti vontade de abandonar o livro. Apesar de só ter 224 páginas, sua história é arrastada e parece durar anos. O único personagem agradável é Charlie, que conseguiu arrancar algumas risadas de mim.
A história principal é esquecida em diversas partes do livro, e acabou se tornando secundária com o passar das páginas, dando lugar às pirraças infantis de Ruby e suas amigas. Não houve um final esclarecedor para nenhuma história construída ao longo das 224 páginas, e terminei o livro com vontade de jogá-lo pela janela.
Além da péssima história, me deparei com alguns erros na revisão, o que é uma surpresa quando falamos da Novo Conceito, que é tão perfeccionista com seu material. Foram pequenas falhas, mas que me deixaram com menos vontade de terminar o livro.
Siobhan não me encantou com Conselho de Amiga. Em minha visão, foi um livro vazio, sem conteúdo. Não houve nenhuma frase com que eu tenha me identificado, tornando a leitura extremamente cansativa. Não abominei a autora da minha lista de leituras, ainda estou ansioso por "Não Sou Este Tipo de Garota", mas já sei que não posso começá-lo com esperanças de ser um bom livro. 


5 comentários:

  1. Não precisa nem se da ao trabalho de ler Não Sou Este Tipo de Garota, não é bom. Eu particularmente não gostei nem um pouco, a história é até legal, mas os personagens são extremamente chatos, não se desenvolveram durante a história, sem contar que eu não gostei da escrita da autora.

    Estou lendo Conselhos de Amiga e até agora não estou gostando também. Ruby é a personagem mais sem personalidade que já conheci, sério. Enfim, vamos ver o final desse livro.

    Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! EU confesso que fui uma das que li a resenha, mas não escrevi! Hahaha!
    Nunca tinha ouvido falar desses livros, só agora pela sua resenha... E olha, pelo que voce escreveu, confesso que não me interessei nem um pouco... Não gosto de personagens fracos, menos de histórias enroladas - ok, quem gosta? - e alem de tudo, o livro não faz meu estilo...
    Espero que sua experiencia com Não Sou Este Tipo de Garota... =]

    ResponderExcluir
  3. Bem, ultimamente coisa "boa" parece ser sinônimo ou ter como significado "coisa que vende muito", por isso talvez a gente se espante quando nos deparamos com livros assim sendo vendidos por editoras renomadas. Mas é o mundo comercial, meu bem!

    ResponderExcluir
  4. HAHA' Nossa, hoje em dia eu fico cada vez menos surpresa ao me deparar com livros assim. Livros hoje se tornaram um mercado tanto quanto a música e cinema, ou seja, são feitos para vender, não para serem bons; ainda mais depois da Saga Crepúsculo, acho que os escritores ficaram mais animados por escrever livros ruins esperando apenas ganhar dinheiro.
    Confesso que, desde que vi a capa de "Conselho de Amiga" soube que não é o meu tipo de livro, depois de ler as primeiras resenhas ainda foi pior, soube que o livro é ruim sob muitos aspectos, mais um da série "atraindo adolescentes idiotas". Livros assim realmente trazem muitos novos leitores, o que é bom, mas é como eu digo no caso da Coca-Cola: não é por que muita gente bebe (eu não bebo -q), que é uma coisa boa, pode ser devastador.
    Mas, enfim, a sua resenha ficou excelente, muito sincera. Espero que, se você ainda quiser ler "Não Sou Esse Tipo de Garota", você tenha melhor sorte :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom sua resenha Gabe.
    Consegui explanar perfeitamente o que o livro é: vazio.
    Siobhan foi infeliz com ele. Ao contrário deste, Não sou este tipo de garota é bem teen, mas muito mais cativante. Ruby é insuportável e nem o Charlie brilhou pra mim.
    Espero que ao invés de jogar pela janela, queime este livro mediano que só me fez perder tempo.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!