sexta-feira, 1 de junho de 2012

RESENHA: @mor

Nome: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184
Links: Skoob
Comparando preços: por R$23,62 na Travessa

Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rother. Ela é casada; ele ainda está digerindo o fracasso de seu ultimo relacionamento - e nada como a curiosidade, instigada por frases bem-encadeadas numa caixa postal eletrônica, para que os dois se esqueçam dos obstáculos e sejam impelidos a marcarem um encontro. Mas a expectativa é uma faca de dois gumes, trazendo o medo do que a realidade não esteja à altura da fantasia.


Comecei a ler @mor com muitas expectativas. A blogosfera fala muito bem do livro, e não pude resistir quando o vi em uma livraria. É algo que conquista a todos não só pela simplicidade e beleza da capa, mas pela formatação muito bem feita das páginas, já que o livro é todo escrito em forma de e-mails.
De início, não gostei de nenhum dos personagens principais. Leo era como um velho rabugento e Emmi uma criança metida à sarcástica, mas minha visão mudou muito a partir da página 30. O relacionamento dos dois vai se tornando gostoso de se acompanhar, sem muitos clichês para atrapalhar a leitura. É impossível não torcer pelos dois com o passar das páginas, ou melhor, com o devorar das páginas.
Em pouco tempo, comecei a mudar minha opinião sobre os personagens. Leo se mostra um homem gentil e bem humorado, que tenta não se lembrar dos problemas que envolvem sua vida pessoal e de sua ex namorada. Emmi, por sua vez, torna-se aturável (embora seja chata sua obsessão pelos e-mails de Leo) e se mostra preocupada com as pessoas ao seu redor.
Sempre há uma passagem de tempo entre os e-mails, por isso tudo acontece tão rapidamente, o que torna o livro ainda mais gostoso de se ler. O autor não arrastou assuntos por muito tempo, sempre tinham um inicio, meio e fim. A afeição que Leo e Emmi criam um pelo outro também acontece bem rápido.


"Não Emmi, você não é uma qualquer. Se alguém não é uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma para mim. Para mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo um diálogo." - Página 68.


Embora Emmi e Leo sejam ótimos personagens, são os secundários que me conquistaram. As história de Marlene, Mia e Bernhard são muito fortes e importantíssimas para o desenvolvimento do caso virtual dos protagonistas. É torturante ver o quanto Bernhard, marido de Emmi, sofre com a situação em que a esposa está. Novamente o autor soube encaixar muito bem cada detalhe em seus textos.


"Leo, vou lhe dizer uma coisa: acho que deveríamos parar com isso. Estou ficando dependente de você. Não posso esperar o dia inteiro para receber o e-mail de um homem que me vira as costas quando me encontra, que não quer me conhecer, que só quer e-mails de mim, que usa minhas palavras para criar a mulher que imagina, visto que ele sofre provavelmente até o fim do limite da dor com mulheres que ele de fato encontrou. Assim eu não posso continuar. Não tenho nenhuma satisfação com isso. Você entende isso, Leo?" - Página 57.


Um dos pontos altos do livro é que você não sabe como os personagens aparentam, a não ser por pequenos detalhes, como o número do pé. Isso lhe dá uma possibilidade enorme para cria-los em sua mente, do jeito que você quiser.
Sem dúvida alguma, @mor é uma história forte e madura. Não houveram arrependimentos na minha leitura,  terminei-o com vontade de quero mais.
Ah, e que maldade aquele "CONTINUA" no final do livro hein?




11 comentários:

  1. Relacionamentos criados pela internet é as coisa mais vista ultimamente, só que a sua resenha me deixou uma duvida, quem mandou email o email por engano? rs Bom, acho que só vou descobrir lendo o livro.

    Fico imaginando como o marido de Emmi deve ter ficado após saber que sua mulher anda trocando e-mails com um estranho, e que alem disse cria um afeto por ele. Não deve ser facil, e alguem deve ter saido machucado nesta história..

    Boa resenha Gabriel, fico feliz por ter prosseguido com a idéia de ter um blog. Parabens.

    Beijos, Pri.
    http://www.way-2happiness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri.
      Quem envia o e-mail por engano é a Emmi, mas não posso explicar a razão sem dar spoilers. Se você ler, vai entender direitinho!

      Beijos!

      Excluir
  2. O livro me assustava um pouco, acho que o nome @mor e a capa dava aquele ar na livraria: "Olha ali! Mais um clichê!", mas daí comecei a ver resenhas boas dos livros, mas elas não diziam exatamente se ele era recomendável, finalmente, a sua disse algo.

    O livro trata-se de um relacionamento virtual, isso tinha sido a única coisa que chamou minha atenção no livro, porque geralmente, quando o livro é contado em e-mails, cartas, etc... Cansam um pouco, você fica tão cansado que dá vontade de xingar o livro e dizer: "Vai te catar!" ;PP Me desculpa a empolgação... Infelizmente não posso concordar com você porque tenho uma queda por garotas sarcásticas :PP -NN
    Você realmente conseguiu me dar uma ânsia para ler o livro, o que é com certeza o trabalho de uma resenha. Você passou sua emoção para em palavras escolhidas delicadamente, pelo menos acho assim, você entrou no que chamo: "Língua do Livro", não sei o que fez, mas deu certo ^^

    Sucesso ^^ - @FamiliaVoraz ou twitter.com/FamiliaVoraz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandro.
      Realmente, o livro à primeira vista pode parecer um tanto quanto clichê, mas lhe garanto que não é!
      Fico feliz por você ter gostado da resenha, e mais feliz ainda por você ter ficado com vontade de ler o livro. É uma leitura fácil e envolvente, você não vai se arrepender.

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Gabe, tudo bem?

    Finalmente o primeiro post! *-*

    Estou esperando bastante a respeito desse livro, mas temo por ele ser narrado em forma de e-mails, pois nunca li um livro que tivesse esse formato (apesar de não ser tão raro encontrar um exemplar assim).

    Vou incluí-lo na minha lista de desejados!

    Um beijo,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat. Enfim tomei coragem pra começar!
      Eu também senti o mesmo medo que você por ele ser todo escrito em formato de e-mails, mas acabei gostando muito desse formato. Foi o primeiro livro que eu li todo escrito desse jeito e acho que foi um fator positivo, pois tornou a leitura mais rápida e gostosa.

      Muitos beijos!

      Excluir
  4. Oi Gabriel!
    Então voce teve coragem para começar um blog? Muito legal! E começou muito bem! Sua resenha está clara, e sem spoilers, ou seja, adorei! Haha!
    Uma coisa que eu acho muito legal é usar quotes, mas confesso que não sou muito boa pra isso, notavelmente ao contrario de voce! Haha!
    Parabéns! E boa sorte com o blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ligia.
      Tive sim, e está sendo até mais fácil do que imaginei!
      Muito obrigado pelos elogios, quis fazer uma resenha que fosse clara e que tivesse a minha cara. Acho que consegui, não é?
      Muito obrigado pelo comentário, volte sempre que quiser!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, li @mor nesse fim de semana e gostei bastante do livro apesar de ter achado que no final os e-mails ficaram um tanto quanto repetitivo e que Emmi é muito chata, nossa como ela é chata, mas existe gente assim mesmo no mundo, rsrsrs então faz parte não é mesmo! Mesmo assim ele ganhou 4 estrelas minhas no skoob. Gostei do livro e parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, conheci o blog hoje, vi que é novo e já gostei bastante!
    A resenha está muito boa e eu estou muito afim de ler esse livro, espero lê-lo logo ;D

    Sucesso com seu blog!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junia.
      Obrigado pelo elogio! Leia mesmo, você não vai se arrepender.

      Beijos e sinta-se bem vinda a voltar sempre que quiser!

      Excluir

Comente o que quiser, desde que mantenha o respeito. Deixe o nome de seu blog ou o link, e assim que pudermos estaremos retribuindo o comentário. Obrigado por ler e comentar o post!